Projeto

O Projeto PORTA 55+_Viver os Dias, Combater a Solidão resulta da observação de qualquer cidadão atento aos problemas sociais e da interação que a equipa técnica e os dirigentes do Centro Social e Paroquial de Mindelo têm tido junto da comunidade. 

O projeto propõe-se desenvolver uma solução, no combate à solidão e ao isolamento social, de e para o idoso, em que este é, simultaneamente, o princípio e o fim, o problema e a solução.

PÚBLICO ALVO

Utentes

≥ 65 anos,  reformados, que vivam isolados ou que vivam acompanhados, mas sem rede de apoio (familiar ou Institucional), em solidão, na maior parte do seu dia, com maior ou menor dependência.

“Embaixadores”

≥ 55 anos, desempregados, reformados ou em situação de pré-reforma, autónomos e independentes e:

  • Espírito solidário
  • Capacidade de compromisso
  • Estabilidade emocional e psicológica
  • Aptidões e competências para a atividade
  • Espírito altruísta e de grande generosidade
  • Realização pessoal como voluntário e de autorrealização.

Este projeto não terá qualquer custo para os beneficiários.

MODELO/ATIVIDADES

O modelo consiste na capacitação de seniores com as adequadas competências para, em conjunto e/ou de acordo com orientações da equipa técnica do projeto, levar junto dos “seus pares” “a palavra” e as “ações” que lhes satisfaçam necessidades de segurança, sociais, de estima e, mesmo, de autorrealização.

IMPACTOS ESPERADOS

Os impactos sociais, económicos e culturais anteveem-se muito positivos, destacando-se: melhoria da saúde física e psicológica dos idosos, melhoraria do seu bem-estar social e do gosto de viver, diminuição dos custos do Serviço Nacional de Saúde, fortalecimento das relações familiares e, eventualmente, a diminuição do stress, do absentismo e da produtividade nas empresas dos seus familiares-cuidadores, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das famílias. Estas foram as razões que levaram o Centro Social e Paroquial de Mindelo, apoiado por uma equipa de especialistas voluntários, a desenhar, desenvolver e propor, ao Portugal Inovação Social, este projeto.

Estamos confiantes que as abordagens e metodologias utilizadas não só alcançarão os objetivos pretendidos, como estimamos que pela análise dos resultados se possa e deva replicar e escalar o projeto para o Concelho e para o País.

ÁREA DE INTERVENÇÃO

O projeto desenvolve-se nas freguesias de Árvore, Mindelo e Vila Chã e tem por objetivo implementar novas soluções no combate ao isolamento social e à solidão, numa lógica complementar às respostas sociais tradicionais (Centro de Convívio, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ERPI), as quais, não satisfazem, atualmente, parte das necessidades da população idosa.