Missão e Valores

Missão

A Missão do Centro Social e Paroquial de Mindelo consiste no exercício vivo da caridade cristã, enquanto instituição de apoio às famílias da comunidade, através, designadamente, do acolhimento das famílias, das crianças e do apoio diferenciado aos idosos. A sua missão vai ao encontro das necessidades das famílias, no que concerne à formação dos seus filhos e ao acompanhamento dos seus pais e avós. O desafio dos seus colaboradores deve centrar-se no exercício das suas funções com dedicação, zelo e brio profissional aplicando as suas competências e capacidades na prestação dos melhores serviços e cuidados, fazendo sentir aos Utentes que são parte duma grande família que tudo faz para lhes assegurar o bem-estar e qualidade de vida, com o amor e o carinho, que a dignidade humana requer, tendo sempre presentes os princípios e valores Estatutários.

Visão

O Centro Social e Paroquial de Mindelo pretende afirmar-se como o parceiro natural das pessoas e das famílias, nas diversas valências que oferece, porque sentem que a instituição cuida de si e/ou dos seus familiares, tão bem ou melhor que eles mesmos.

Valores

O Centro Social e Paroquial de Mindelo orienta a sua ação à luz da Doutrina Social da Igreja, designadamente, tendo em consideração os seguintes princípios orientadores:

– A natureza unitária da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade;

– O aperfeiçoamento, nas diversas dimensões, bem como, a promoção integral das pessoas, num espírito de solidariedade humana, cristã e social;

– A promoção de um espirito de integração comunitária, tendo em vista a sua própria valorização;

– O desenvolvimento do sentido de solidariedade e da criação de estruturas de partilha de bens;

– A prioridade à proteção das pessoas mais desfavorecidas ou atingidas por calamidades;

– A participação na ação social de toda a comunidade paroquial, em estreita cooperação com outras instituições e grupos de ação social e com a entreajuda cristã de proximidade.

 

Centro Social e Paroquial de Mindelo

Amparar no crescimento, ajudar no desenvolvimento e apoiar na celebração da vida.

O encontro de gerações, a partilha de sorrisos e de abraços e a fraternidade entre todos dá alegria de viver, faz recordar “bons tempos” e traz a força de continuar ativamente na caminhada que temos pela frente.